Planejamento Patrimonial: como funciona?

Planejamento Patrimonial: como funciona? - EYZ Sociedade de Advogados

11/02/2020

O planejamento patrimonial, de forma simplificada, é um conjunto de boas práticas que visa cuidar dos bens materiais e imateriais, de forma adequada, seja de uma empresa, de um indivíduo ou de uma família.

Um exemplo prático é o caso das empresas que passam de pai para filho. Nessa situação, pode ser que a riqueza construída se perca na demora em aceitar o momento correto para a sucessão ou que conflitos de interesses interfiram nessa decisão e a excessiva carga tributária impacte nas finanças da empresa.

Uma boa organização do patrimônio também pode ser suscitada para evitar perdas com o pagamento de tributos. Quando uma empresa tem dívidas tributárias, por exemplo, a responsabilidade solidária pode cair sobre os donos do negócio e também sobre funcionários com poder de decisão contábil, como gerentes ou diretores, que, nesse caso, poderão vir a ser responsabilizados e pagar tais débitos com seu próprio dinheiro.

Por isso, o Planejamento Patrimonial é um dos processos mais efetivos de perpetuar as atividades das empresas familiares por gerações, preparar a sucessão das empresas, dos bens particulares e daqueles destinados à atividade empresarial e traçar, de maneira eficaz, a forma como se dará governança das empresas familiares. Esse modelo vem cada vez mais sendo utilizado pelas famílias de sucesso, possibilitando às empresas familiares maior organização e eficácia nesses e em outros aspectos, em especial na disposição, na partilha dos bens e na economia tributária, como citamos anteriormente.

Contato

São Paulo

Avenida Nove de Julho 4939
Torre Jardim, 10º e 11º andares
Jardim Paulista - SP
CEP: 01407-200
Telefones:
+55 (11) 3522-9009
+55 (11) 3151-4948


Orlando

11138 Hanlon Terrace Aly
Winter Garden – FL
Zip Code 34787
Phone:
+1 407.561.9001

Fale conosco:
contato@eckermann.adv.br

Trabalhe conosco:
Clique aqui

facebook eys linkedin eys instagram eys

Formulário de Contato