Juízo é favorável a Instituição Bancária por entender que é res inter alio em caso de fraude

18/04/2022

O termo res inter alio é utilizado para sustentar que um contrato não pode afetar adversamente os direitos de quem não é parte de tal contrato. Ou seja, em casos de fraudes, por exemplo, há de se averiguar as partes que efetivamente participam do contexto e excluir a responsabilidade de terceiros que não têm relação com o ocorrido e, por vezes, arcam com o prejuízo.

Neste mês, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo proferiu decisão em prol de uma Instituição Financeira, patrocinada pela Eckermann | Yaegashi | Santos – Sociedade de Advogados, que ressarciu um cliente que foi vítima da ‘fraude da maquininha’, mesmo não sendo seu dever. Na sentença, o Juiz explica que a Intermediadora de Pagamentos, a PagSeguro, fez parte, de forma evidente, da cadeia em que a fraude se operou. E, portanto, parte legítima a arcar com o prejuízo, e não o Banco.

Ainda segundo o Juízo, “soa muito mal a intermediaria se dizer imune de responsabilidade e pretender exercer função econômico-financeira sem risco algum, desfrutando apenas de direitos e benesses (…). Sendo ela uma prestadora de serviço, deveria melhor zelar pelo interesse de seus usuários e pelo interesse público”.

O Dr. Peterson dos Santos, advogado e sócio-diretor da Eckermann | Yaegashi | Santos – Sociedade de Advogados, afirma que essa decisão cria precedentes para ampliar a ótica da jurisprudência. “Aos poucos, com argumentos fortes, verídicos e pautados na ética e na transparência com o judiciário, além de fazer valer a verdadeira justiça, é possível reaver valores, satisfazer o nosso cliente e, consequentemente, o usuário dele também”, conclui.

Confira a matéria no Portal Conjur: https://cutt.ly/UF1hhbI

Contato

Avenida Nove de Julho 4939
Torre Jardim, 10º e 11º andares
Jardim Paulista - SP
CEP: 01407-200
Telefones:
+55 (11) 3522-9009
+55 (11) 3151-4948

11138 Hanlon Terrace Aly
Winter Garden – FL
Zip Code 34787
Phone:
+1 407.561.9001

Fale conosco:
contato@eckermann.adv.br

facebook eys linkedin eys instagram eys

Formulário de Contato