5 dicas para a Semana do Consumidor

16/03/2021

Pela segunda vez, passaremos pela Semana do Consumidor em meio à pandemia de COVID-19, por isso, clientes e empresas precisam considerar ainda mais questões como fraudes, segurança em e-commerce, dívidas etc. É importante lembrar que, em março, ainda há impostos obrigatórios para quitar, despesas convencionais da casa e possíveis pendências das festas de final de ano.
Cauê Yaegashi, advogado e sócio-diretor da Eckermann | Yaegashi | Santos – Sociedade de Advogados, lista algumas dicas.

  1. Para ser um consumidor a prazo, é preciso ter o nome limpo, para isso, se você tem dívidas, verifique se há possibilidade de negociação nos programas de parcelamento oferecidos pelo Serasa. Aproveite essas oportunidades para reorganizar a vida financeira.
  2. Nesta semana, as empresas vão usar e abusar das propagandas e promoções, porém, preste atenção e pesquise bastante. Não confie em ofertas muito vantajosas para não cair na máxima: “o barato pode sair caro”.
  3. De acordo com um levantamento feito pela All iN & Social Miner, 32% pretendem aproveitar as ofertas nesta semana. Se você faz parte desse número e pretende comprar pela internet, busque sempre sites de confiança e que tenham certificações de segurança para transações online.
  4. Fraudes nos cartões de crédito são muito comuns nestes períodos de grandes ofertas. Fique de olho em sua fatura e extrato de compras para confirmar todas as operações. Em caso de suspeita, entre em contato direto com seu banco.
  5. Aproveite com responsabilidade e compre apenas o que realmente for necessário. Cuidado com exageros. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), revelam que os cartões de crédito ainda são considerados os “vilões” do endividamento familiar (93,4%), em seguida, vem as operações de crédito pessoal (15,6%), e compras por carnês (11,2%).

“Em momentos como o que estamos vivendo, agir por impulso e se comprometer com dívidas supérfluas podem acarretar prejuízos para a nossa vida financeira. Evitar dívidas, com certeza, garante tranquilidade para passarmos por esses dias atípicos e difíceis”, finaliza o advogado Cauê.

Contato

Av Ipiranga, 318 BL. B - 15° e 17° and.
São Paulo - SP
CEP: 01046-010

contato@eckermann.adv.br
+55 (11) 3522-9009
+55 (11) 3151-4948

Formulário de Contato